5 Truques para economizar tinta na impressora

Pode ser que tenhamos comprado uma impressora a um preço baixo, mas depois percebemos que seus cartuchos custam muito dinheiro para o que duram. E é disso que vivem as empresas que fabricam impressoras: dos suprimentos de tinta.
Para não desperdiçar tinta e assim economizar algum dinheiro, aqui vão algumas dicas:
1 Escolher bem a tipografia:
De acordo com a representação de Matthew Robinson, a tipografia “Garamond” é a que menos consome tinta. Por outro lado, a tipografia “Impact” é a que mais gasta tinta.
2 Instalar a tipografia “EcoFont”:
Esta fonte, similar à “Arial”, é especialmente “perfurada” em seu interior para economizar tinta, de forma que no papel essa perfuração seja quase imperceptível. Dessa maneira, nos permite economizar até 50% de tinta sem perda apreciável de qualidade na nossa impressão. O tamanho de letra perfeito para imprimir é de cerca de 10 pontos; a partir de 14 pontos, a perfuração se torna perceptível.
3 Configurar as opções da sua impressora:
A maioria das impressoras tem diferentes opções que podem nos ajudar a economizar tinta. Para acessar essas opções, devemos ir em:
“Início/Painel de controle/Dispositivos e impressoras/ Clicar com o botão direito na nossa impressora e selecionar “Preferências de impressão”.
Cada modelo de impressora tem um menu e opções diferentes, mas todas costumam ter pelo menos as seguintes:
Qualidade de impressão: deve ser configurada como baixa, rápida ou rascunho.
Imprimir texto em preto ou “Impressão em escala de cinza”, perfeito para economizar tinta colorida.
Resolução: medida em dpi, quanto mais baixa, melhor, mas cuidado para não configurá-la muito baixa, especialmente em imagens.
Economia de toner ou cartucho: se a nossa impressora tiver essa opção, deixá-la sempre marcada.
4 Usar cartuchos de marca branca:
Assim como ocorre com os produtos alimentícios, em que pagamos pela marca, e em alguns casos as marcas brancas conseguem a mesma qualidade a um preço muito inferior, também podemos encontrar cartuchos “marca branca” para as principais marcas de impressoras, como Canon, Epson, HP, etc.
Cada marca e modelo de impressora tem seu próprio cartucho, portanto, antes de comprar um cartucho de marca branca, devemos ter claro essas duas coisas: a marca (Epson, Canon, HP, etc) e o modelo do cartucho (IE-46, 301XL, PG-512), além de saber se precisamos de toda a gama de cores, ou o cartucho de tinta colorida, ou o cartucho de tinta preta (dependendo da impressora).
5 Impressoras virtuais para converter em PDF:
Hoje em dia, com o surgimento dos novos eBooks, tablets e ultraportáteis, torna-se cada vez menos necessário apresentar documentos impressos. Portanto, podemos optar por “imprimir” os documentos em PDF e levá-los conosco em nosso dispositivo.
Praticamente todos os programas permitem “imprimir” ou exportar arquivos para PDF, como o Microsoft Word 2010, mas se o nosso programa não permitir “imprimir” em PDF, sempre podemos usar uma impressora virtual como “PDFCreator” http://www.pdfforge.org
Uma vez instalado, você pode ir na opção de imprimir do programa que estiver usando e selecionar a impressora “PDFCreator”. Em seguida, ele perguntará onde deseja salvar nosso documento em PDF, e pronto: teremos nosso documento em PDF.